EMPONDERE-SE... MULHERES



O que é Empoderar:


Empoderar é um verbo que se refere ao ato de dar ou conceder poder para si próprio ou para outrem.


Durante muito tempo tempo não liguei muito pois olhei para a palavra emponderamento da forma errada , sou sincera nunca tinha ido atrás do significado real da palavra , achava que era só mais uma palavra das feministas , que lutavam pela igualdade dos sexos , até que percebi que o emponderamento feminino é muito muito maior do que tudo isso. É a libertação , dos dogmas do que nós mulheres devemos ser , agir , pensar .

Muitas vezes nós mulheres , nos anulamos por diversos motivos , situações , fatos e etc... Mas chegou o momento de nos valorizarmos como MULHERES. Devido a quantidade e papéis que exercemos no nosso dia-dia , vamos esquecendo de um simples fato e o mais importante quem somos nós mesmas ???? 
Quem nunca próximo do seu aniversário , ou de um fato que mexa muito com nós se questionou: Quem sou eu ?
O que que eu vim fazer ???
E as resposta quase sempre é: É SÓ ISSO.... 

Venho passando por uma fase da minha vida de vários questionamentos , sobre mim mesma e essa palavra que muito se diz agora , EMPONDERAMENTO , vem ficado na minha cabeça e mexendo bastante comigo , e uma amiga super feminista que luta pela causa e diz que eu sou muito machista, me disse diversas coisas , entre elas que eu era uma amélia rebelde do dos novos tempos , e isso me deixou muito , muito brava , discutimos e ela me disse cade você na sua vida  me perguntou quem me roubou de mim???? E ai calei... É calei pois percebi que ela estava certa , eu a bem resolvida não soube responder, e ai fui me analisar e cheguei a diversas respostas.
Nunca fui uma mulher do tipo Amélia , aquela mulher submissa , não nunca fui , estou mais para uma hippie do séc XXI ,mas sou uma mulher carente e culpada do que não sei , mas quase sempre me sinto culpada, que entrego meus valores nas mãos dos outros , então nesse momento eu concedo ao outro o poder sobre mim, isso nas relações pessoais como mãe , pois acho que não fico tempo suficiente com a minha filha então , termino me tornando muitas vezes escrava da vontade dela , como esposa estou sempre inventando motivos e desculpas para as ações dele , e assim me torno cúmplice muitas vezes das coisas que não concordo, e outras repudio pelo medo de ficar sozinha , ou do que os outros vão dizer ... Com meus amigos muitas vezes concordo para evitar discussões , e continuar a ter eles como amigos , pois não quero perde-los. Em família deixo muitas vezes de ser eu mesma ,para poder me enquadrar á eles , por medo do que vão achar se eu for eu mesma ou  disser o que realmente penso , ou cuidado ao me comportar pois uma mulher não pode ter certos tipos de atitude , a forma com a mulher se comporta diz muito sobre a moral dela , e na minha família as mulheres tem que ser amélias , ótimas donas de casa, ótimas mães , devemos ser sempre a melhor.
No trabalho então é o momento em que eu mais me cobro , pois ocupo um lugar de direção de uma empresa , que acreditem se quiser , é um universo para mulheres , mas com homens em quase 80% na direção , então fica aquela pergunta , então eu sou só isso??
MÃE , ESPOSA, AMIGA , TIA , PRIMA, FILHA , SOBRINHA E IRMÃ , CHEFE , SUBORDINADA ....

CADÊ A DANY EM TUDO ISSO AI!!!!

Não me lembro a última vez que sai para dançar , eu amo dançar , mas ai arrumo mil desculpas e digo que é por causa da crise , estou sem dinheiro , estou sem tempo , estou cansada... é estou muito cansada de viver as mesmas coisas da mesma forma de ser apenas coadjuvante na minha vida ...
Não me lembro também da última vez que me senti Mulher... é mulher que me senti Dany , que fui apenas a Dany.

Estranho pensar até esse momento que me sentia uma mulher bem resolvida , mas conforme os pensamentos começaram a vir , e fui colocando no papel percebi preciso me emponderar de mim mesma , não de uma forma feminista radical , mas dar meus valores meus créditos a mim mesma. Sou uma menina mulher que engravidei muito cedo , pulei várias etapas da minha vida , e fui muito julgada , apontada , e as vezes me senti até ridicularizada , por ter engravidado , ser mãe solteira , ninguém olhava e me falava o quanto eu era forte por estar passando por aquilo tudo, só me julgavam pelo fato de ter engravidado, ninguém nunca me perguntou o que foi para mim passar por aquilo , mas pedras e tijolos todos jogaram, sem exceção , Meus pais foram meus braços e pernas nesse momento me ajudaram muito , muito mesmo , emocionalmente , financeiramente , mas não imaginam o preço que me cobraram por isso , muitas vezes não percebemos como causamos dor ao outro , com uma palavra e com uma atitude , nunca consegui dizer isso á eles , e nem sei se vai chegar o dia de dizer, mas não importa hoje estou me emponderando de mim , estou tomando de volta eu me tornando atriz principal da minha vida.

Esses dias almoçando , ouvi algumas amigas que estavam sentadas a duas mesas da minha , dizendo o que vai estar escrito na sua lápide , parece mórbido mais não é , é quem você foi aos olhos dos outros , não quem você realmente é . E no meio daquela conversa uma disse :

- Na minha não interessa o que vai estar escrito , eu quero é ter feito á passagem sabendo que fui a melhor pessoa para mim mesma , que fiz tudo o que tive vontade , fiz tudo que me deu prazer...

Nossa a conversa não era comigo mas foi 3 bofetadas na minha cara ,por que eu me preocupo demais com o que pensam de mim ,e por várias vezes deixo de ser eu mesma criando fantasias , e personagens irreais , para ser aquilo que o outros querem que eu seja , e ai cade o prazer de ser esta pessoa,  e ai fui de novo o se questionar , PRAZER , já não sei mais o que é sentir prazer de fazer as coisas , ter tesão na vida , não não quero morrer eu amo a vida , não estou em depressão , mas viver pra mim ser um pouco mais egoísta ter meus momentos , escolhas, vontades e respeitar a mim mesma.

Pra mim esse lance de se emponderar é o mesmo que dizer RESPEITE-SE , SE AME ,SE ACEITE.

Nesse momento quero me emponderar de mim mesma , quero ser a motorista da minha vida , chega da vida me levar , quero ser atriz principal da minha vida , chega de ser coadjuvante , e fazer participações especiais , quero viver da forma mais simples e tranquila , sem me preocupar com que os outros vão achar , falar ... Chega do outro comandar o que sinto , penso e ajo .

chegou a hora de deixar de ter medo , quem me quiser na vida , como amiga , mulher ou qualquer um dos papéis que eu atue na minha vida vai ser por quem eu realmente sou , não mais o que os outros esperam de mim , eu resolvi me aceitar , pois cansei de sofrer , porque como aquele velho ditado diz: ou aceita ou sofre , a dor é inevitável mas o sofrimento é opcional, então estou optando por ser eu , feliz , de bem comigo.


Essa sou eu uma mulher me emponderando de mim mesma em eterna construção , revendo todos os dias á todos os momentos , minhas , vontades , valores , verdades e desejos, eu simplesmente eu....






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CABELO MARSALA - SAIBA COMO CHEGAR NESSE TOM

TONS DE LOIRO

CABELO PLATINADO , COMO CHEGAR NESSE TOM ...